17 de agosto de 2008

Precisa-se de heróis!

O Brasil tem um novo herói olímpico: César Cielo conquistou a primeira medalha de ouro da história da natação brasileira e o primeiro ouro em Pequim.

Mas até quando? Não foram aclamados também outrora os hoje "motivos de decepção" ginastas do Brasil? E o que falar de Thiago Pereira, o grande nadador para o qual os olhos da nação estavam voltados e que não alcançou êxito nessas olimpíadas?

Nós temos essa mania de levantar e derrubar ídolos sem dó nem piedade.Somos implacáveis nas críticas, agimos como juízes, apontamos o dedo, lançamos nossas expectativas e frustrações com a mesma intensidade.
Por trás de tudo isso há uma mídia cada vez mais sedenta pelo eterno clichê antagônico do bandido e do herói. Explora-se as emoções e as lágrimas, expõe-se as famílias até então desconhecidas. Tudo deve render bons niveis de audiencia e interesse nas massas, no eterno jogo da manipulação midiática.
É tudo um jogo. Mas nem todos ganham medalhas, é bom lembrar!

8 de agosto de 2008

O mundo dá voltas!


Hoje aqui, amanhã? Onde? Dia desses andei pensando sobre os rumos que minha vida anda levando. Meditei, e pude perceber como tudo é um ciclo. Estou sempre indo e voltando pros mesmos lugares, pras mesmas pessoas, pros mesmos problemas, pras mesmas dúvidas, enfim, o mundo dá voltas e voltas, mas acaba sempre parando no mesmo lugar.
Há algo que mudou, e isso eu não posso negar: Eu mudei. Apesar de tudo isso, hoje eu não posso dizer que sou a mesma de ontem. “Não vejo nem sinto as coisas como via antes”, diz a letra de uma música que gosto bastante, e que traduz aquilo que estou tentando dizer aqui.
No momento passo por provas nada fáceis, que estão exigindo de mim um amadurecimento, firmeza e, sobretudo esperança. Além de meus problemas, pessoas queridas estão sofrendo ao meu redor e me sinto impotente em não poder ajudá-las, pelo menos não como desejaria.
Mas não desanimo, pelo contrario, renovo a cada dia as minhas forças. Eu vou me segurar nesta certeza de que o mundo dá voltas e qualquer hora dessas viverei dias melhores. Esse tempo que atravesso servirá pra me habilitar a viver os dias maus, aqueles que não posso impedir que cheguem, mas posso passar por eles de pé, sabendo que a espera não pode matar a esperança.