30 de abril de 2008

Isabella Nardoni segundo o Quarto Poder


Quando A deseja provocar determinado comportamento em B sem manifestá-lo explicitamente, e B obedece sem se dar conta de que está se comportando exatamente como A deseja, estabelece-se o que se chama de manipulação.

Esse tem sido o papel da mídia no caso Isabella, não por acaso! Com a morte da menina a audiência dos telejornais cresceu até 46% na primeira quinzena de abril. O fenômeno talvez explique a ampliação dos horários de programas noticiosos, a inclusão do tema em atrações de culinária e a mobilização permanente de ao menos 60 jornalistas para acompanhar o caso na delegacia.

Mas afinal, o que é este quarto poder? Essa expressão refere-se ao poder da mídia quanto a sua capacidade de manipular a opinião pública, a ponto de ditar regras de comportamento e influir nas escolhas dos individuos e por fim da propria sociedade.

O que temos visto nos últimos dias senão uma lamentável novela de quinta categoria em torno da morte dessa criança? Hoje ja faz um mês do episódio trágico e este ainda é o assunto principal dos telejornais. Até aí tudo bem... Mas o que um programa de culinária tem a ver com isso? Ou um programa de esportes?

A “ sede de justiça” esta motivando tal execução da midia? Bom, os numeros acima demonstram que não é bem esse o caso. O que estamos assistindo é um verdadeiro triunfo da hipocrisia!

De repente a sociedade torna-se espectadora de um assassinato, como se fosse um seriado ou uma novela. Todo dia espera-se um novo capitulo.

Tal comportamento explica-se segundo o fato de que hoje os meios de comunicação, notadamente a televisão, constituem-se em poderosos instrumentos de manipulação e de persuasão, sendo na atualidade os maiores formadores não só de opinião como de comportamentos, hábitos e atitudes.

A partir daí, infere-se que a mídia colabora como nenhum outro tipo de controle social para o processo de massificação da sociedade. O resultado é que temos cada vez mais uma sociedade de massas e menos uma sociedade de públicos seletos e capazes de opinião própria.

Tudo isso é muito bom para as emissoras, é ótimo para os vendedores ambulantes que estão vendendo como nunca na frente da delegacia ou na frente da casa dos Nardoni, enfim... tem muita gente lucrando às custas da dor de uma mãe que precisa de respostas, de uma família que se vê acuada pela “Liga da Justiça” olho por olho, dente por dente!

E lá se vai mais um dia de exibição dessa novela chamada Isabella. Canal? qualquer um! Horário? Durante as manhãs, tardes e noites! Com direito a reprise nos fins de semana!

Quero deixar bem claro que desejo sim que seja feita justiça nesse caso e em tantos outros que acontecem todos os dias, mas que não são tão interessantes assim para a midia. Sabe o que acontece? Trata-se de um crime cometido pela elite. E bater em quem não tem poder não tem significado. Bater em quem tem poder, sim! Chama-se violência! Talvez por isso não saia nos jornais o caso de um pai que matou uma filha a pauladas numa favela qualquer do país.
Sinceramente, essa novela não tem minha audiência! Sou muito selecta quanto ao que ouço e vejo.


Referências:

MARTINS, Rodrigo . Júri Popular. Carta Capital

BARBOSA, Maria Lúcia Victor. Considerações sobre o Quarto Poder. 27 de julho de 2002.

19 de abril de 2008

Pequenas felicidades


Eu tenho aprendido que essa tal felicidade que tanto falam não existe plenamente. Não é possível ser feliz assim...
Ao longo da vida experimentamos amargas experiências, dores são acrescentadas aos nossos corações, perdas irreparáveis nos mostram a fragilidade que temos diante da roda da vida.

É por essas e outras que digo que desfruto de pequenas felicidades;
Sempre serei feliz de uma felicidade que já vivi...

É justamente isso o que as grandes e puras afeições têm de melhor! O fato de que, depois da felicidade de tê-las sentido, haverá ainda a felicidade de poder recordá-las! Esses pedacinhos de bons momentos me alegram por certo tempo, mas não são suficientes pra me definirem como uma pessoa plenamente feliz.

Fragmentos de risos, brindes e festas me ajudam a superar os maus dias, mas não me tornam imunes a eles, pois sei:

Sempre haverá o confronto
Sempre haverá a separação
Sempre haverá o choro
Sempre haverá a morte.
Não adianta nada fingir que não acontecerá.

Nesse momento posso dar a impressão de um certo pessimismo, mas saibam, estou inundada por um realismo inadiável e necessário para minha saúde psicológica. E quem sabe, para a sua também!

Até Jesus disse “Nesse mundo terás aflições” Por que tentar bancar a "mulher maravilha" e não me dar o direito de chorar, de sofrer com uma perda, de amargar um não, enfim, de viver o dia da provação? Vale lembrar que apesar de tudo isso, mesmo depois de tantas marcas...

Sempre haverá consolo
Sempre haverá a comemoração
Sempre haverá o riso
E a vida, se renova a cada dia...

17 de abril de 2008

"Quero da vida o inesperado"

A vida ta vivendo...
E eu? No meio disso?
As vezes acho que parei no tempo!
Por que olhar para o passado me dá uma sensação de perda irreparável
E o futuro, tão incerto à minha frente, não desvenda seus mistérios e assustada me vejo à espera do inesperado.
Fiz uns cursos, abandonei outros...
Fiz escolhas, preciso fazer planos.
Fiz projetos, preciso viver os sonhos!
Novo ânimo toma conta de mim, e já não temo mais o futuro
Quero mais é viver, amar, sonhar...
Quero da vida mesmo o inesperado!
Viver um dia após o outro, e sempre ter uma história pra contar...

9 de abril de 2008

Ah... o tempo!


Tempo é tudo que me falta ultimamente... A faculdade tem tomado cada minuto do meu dia, os trabalhos, os projetos, as pesquisas!

Nas folgas eu tenho praticado assaltos à minha geladeira: estudar dá fome! rsrs e comer engorda ¬¬

Espero que no final de tudo haja retorno positivo principalmente quanto ao projeto que é a " menina dos meus olhos" no momento...

Sete histórias de Sete Barracas - Livro Reportagem... a principio. Futuramente, video documentário...
Estou apostando minhas fichas nisso! E gastando minhas economias também. Por isso o blog tem ficado de lado, Mas não por muito tempo!

Prometo voltar em breve... Abraço a todos os amigos e visitantes!

1 de abril de 2008

A metade de dois mais dois



Não, não é uma piada!

E a resposta de ambos está certa

Faça as contas comigo:A metade de dois é um.

Mais dois? É três!

Ou então, dois mais dois é quatro,Logo, a metade de dois mais dois é também dois!

E ainda dizem que a matemática é exata...

Depois dessa brincadeirinha numérica, pensei...

Se nem a matemática é perfeita e exata

Se até ela permite divergência de opiniões

Por que teimamos tanto em sermos os donos da verdade?

Por que tanta dificuldade em respeitar a posição dos outros?

Afinal, qual a metade de dois mais dois?

Depende...



foto: http://cartoonices.wordpress.com/2008/03/29/peido-2/