27 de maio de 2008

Homossexualidade animada?




Pode-se verificar que a televisão hoje ocupa papel determinante na formação de conceitos, principalmente nas crianças. Os desenhos animados são os maiores lideres da audiência infantil, e são justamente esses, os atuais alvos da crítica social, acusados de apologia homossexual.

Em 1999, os Teletubbies, da Grã-Bretanha, foram mergulhados numa polêmica sexual por um líder religioso americano que avisou aos pais que deveriam ficar alertas a mensagens sutis enviadas por Tinky Winky, um dos quatro personagens andróginos, escolhidos por sua cor roxa e a antena triangular que carregava na cabeça, ambos símbolos do orgulho gay.

Recentemente a polêmica alcançou o criador do sucesso Bob Esponja , o mais novo acusado de propaganda homossexual por meio de grupos conservadores cristãos nos Estados Unidos. A acusação surgiu a partir de um episódio em que Bob Esponja e seu parceiro Patrick adotam uma lesma e enfrentam problemas para cria-la. Em um outro, no dia dos namorados, Patrick presenteia Bob com um balão em forma de coração e um chocolate com os dizeres “eu te amo”.

"Isso não tem nada a ver com o que nós tentamos fazer (...) Nunca tivemos a intenção de que Bob Esponja e Patrick fossem gays. Eu os vejo como quase assexuais. Tentamos apenas fazer graça." Informa o criador do “calça quadrada” Stephen Hillenburg, 43 anos.

Em reação às acusações “Bob Esponja”, foi escolhido para estrelar um vídeo feito pela fundação americana We are the family, no qual pregavam tolerância.

Para dar uma resposta a esse problema, a doutora em educação Rosa Bueno Fisher diz em trecho de sua reportagem à Agencia O Globo que:

“Todos os produtos culturais - aí incluídos os desenhos, os filmes e os livros - refletem a sua época. Por isso é natural e esperado que hoje o tema da homossexualidade esteja presente na arte e no entretenimento que se produz para crianças. (...) É interessante que a diversidade do mundo apareça, desde que não seja de modo preconceituoso, isso é excelente para a criança ter acesso a diferentes informações e opções do mundo de hoje. É impossível hoje uma criança não ser despertada para o tema da homossexualidade. Então que ele esteja nos desenhos, mas nunca de uma maneira vulgar".

E então, qual a sua opinião?


Referências:

*Quem tem medo do arco-iris, por Letícia Helena e Tânia Neves- Agência O Globo; Mundo Mix

*Bob Esponja não é nem gay nem heterossexual, diz seu criador ; Por Jan Dahinten;

25 de maio de 2008

A vida tem dessas coisas


Um dia pra se alegrar ,outro para lamentar.
Um dia para nascer , outro para morrer .
Minha vida anda nessa faixa de normalidade, graças a Deus!

Tenho experimentado esta gangorra emocional nos últimos dias. Em pouco menos de duas semanas, estive à espera de um nascimento, logo depois, festejei e me alegrei muito em um casamento ( de uma amiga, para que ninguém confunda!) Mas ontem... lá estava eu em um velório.

E a vida segue assim sua trajaetória predita e escrita. Os dias bons servem de consolo aos dias maus, por que caso contrário, quem resistiria a dor de uma perda? Ou à dor de uma traição?

Tenho muito a agradecer sempre, mesmo em meio a tempestades, tenho visto a mão de Deus me guardando e consolando o meu coração nos momentos mais difíceis. A vida tem dessas coisas...

Mas algo me fortalece e me reanima a viver: O choro pode até durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer" ou o contrário... e assim sucessivamente!

16 de maio de 2008

Dever cumprido! ou seria... Comprido?

Há mais de 3 meses eu e alguns amigos estamos envolvidos na produção de um livro-reportagem... Acho que todos aqui já sabem disso!

Até aqui, já nos dedicamos muito à isso, demos o sangue mesmo, e por fim, ele chegou à sua finalidade.

Para tal, Enfrentamos muitas dificuldades. Os custos foram altos, tivemos que abrir mão de outros compromissos nossos a fim de concluí-lo no prazo estabelecido. Surgiram vários obstáculos no decorrer das pesquisas.

Muitos impasses, muita dedicação e horas de leitura e revisão. Todas essas coisas juntas, possibilitaram a conclusão desse projeto. O dever está cumprido! E como foi comprido!

O resultado de tudo isso? Bom, nosso nome ja está nos anais da EXPOCOM. Não exatamente como almejamos, mas de qualquer forma, foi uma rica experiência.

Recebemos muitos elogios, sobretudo pela ousadia! "Onde já se viu estudantes de terceiro período escreverem um Livro-Reportagem"? Foi o comentário que mais ouvimos!

E é verdade, já que em nossa categoria eram cerca de 100 trabalhos inscritos, dentre os quais apenas 6 foram classificados, isso já foi uma grande vitória!